23 março 2012

Churrasqueira com Forno e Fogão a Lenha

Calma gente, não mudamos de um apto para uma casa (AINDA!..rs) Mas estamos acompanhando e ajudando na construção do reduto campestre da família.

O "Espaço Gourmet" foi entregue, e agora precisamos pensar em como finalizá-lo.

Portanto viemos pedir sugestões...rs

Vamos as apresentações.

A casa foi construída em L tendo a sua frente cozinha e sala, na lateral suíte e quartos, e nesse espaço do L fica o espaço gourmet virado para a "futura piscina".

O kit foi composto de churrasqueira, forno e fogão a lenha 3 bocas (nunca usei fogão à lenha minha sogra terá muito que me ensinar...rs) já to pensando nas coisas gostosas que sairão daí além de churrasco claro.

A janela que aparece a direita da foto é da cozinha, que terá (para o lado de dentro) a pia nesse lugar. E a janela vai funcionar tb como um passa pratos pro espaço gourmet.


E esse espaço escuro na lateral direita da churrasqueira será que fica feio prateleiras?


Seria bom um paneleiro?


sinceramente não sei!


O que fariam?




Minha experiência de uso com fogão à lenha é ZERO, mas me lembro que no antigo sítio de minha irmã havia um que ela e minha mãe tentaram usar, mas sempre reclamavam que não havia local para colocar os pés para chegar perto do fogão, e cozinhar de lado (como pessoal da roça faz) não é nada bom pra coluna.

Então pensando na ergonomia da coisa, sugeri que fosse deixado esse vão embaixo do fogão. Tudo bem que ele deveria ir até mais um pouco perto do forno, mas digamos que o executor da obra não foi muito ouvidos.


Mas de qq forma, existe o espaço para melhor acomodar na hora de mexer nas panelas.

Agora fico imaginando quanta pizza boa vai rolar ai... SOCORRO! balança vai quebrar...rs Adeus Regime. 

Na lateral (parede) esquerda ao forno, estávamos pensando em fazer uma bancada de granito, (tipo essa http://thumb.mais.uol.com.br/230095.jpg?ver=1) para ficar de apoio para copos, travessa, forma... na hora de manipular o forno ou rolando um churrasco.

Alguma sugestão pra ca?


Embaixo da pia, cortininha? ou armário? 

Se for cortina vai ficar parecendo cozinha caipira, se for gabinete em madeira será que fica muito formal?


Ou alguém tem alguma outra sugestão?


 Pedra da pia foi aproveitamento da sobra do apê do meu cunhado quando fez a cozinha nova, por isso tem esse espaço sobrando na esquerda dela. Pensamos em fazer um complemento com a mesma pedra (como área seca), para tampar o buraco e com isso a pia chegar até a parede.


Mas oque fazer até o teto para aproveitar o espaço?


 Alguém sabe pra indicar algum lugar para encomendar aquele grill elétrico para usar dentro da churrasqueira? assim facilita a vida do churrasqueiro pois gira sozinho.


As laterais do fogão tb receberão granito, disse a mulher da loja de fogão que pode revestir com azulejo ou granito, mas o azulejo não é muito resistente. Granito é mais, então acho que será esse mesmo.


Nas duas cetas laranja marquei a janela da cozinha e ao lado dela fica a porta que faz divisa entre a cozinha e o espaço gourmet. Essa área telhada faz o L da casa toda, mas com certeza depois rolará a instalação de um toldo na lateral.

Mas tava pretendendo colocar um toldo que não apenas feche de cima abaixo, mas tb tb permita usar como "teto/cobertura" nos dias de chuva pra ampliar o espaço coberto da área da varanda até a futura piscina que fica logo ai perto desse matinho da beirada da foto.

Alguém conhece uma boa empresa de toldos? sugere algo?

E claro, o alambrado que faz divisa com o terreno do vizinho receberá fortes mudas de planta para ser uma cerca viva e nos dar privacidade na piscina e na churrasqueira. Pq de vizinho fofoqueiro, pentelho e oferecido já nos basta o da capital né?...rs

O piso da casa toda será em porcelanato, o da varanda e espaço gourmet tb. 

A parede da pia, será a única a receber depois um frontão alto, da mesma pedra da pia, e o restante veremos se ficará com pastilha, ladrilho hidráulico ou com a textura do resto da casa.

Mas adoraríamos receber sugestões! Indicações de blogs, sites, enfim todo palpite é bem vindo gente.

16 comentários :

  1. Acho que as prateleiras onde vc uer colocar podem ser funcionais, mas não entendo mto. Pergunta pra Alana (http://alanatenorioarquitetura.blogspot.com.br/). Ela é um amor e pode te dar alguma sugestão.
    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom heim, ja imagino a farra que é reunir a familia toda ao redor, um churrasquinho, uma comidinha com cara de interior... hummmm
    XerÜ

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por fogão a lenha, no quiosque da minha cumadre tem, ja fizemos feijoada, polenda com galina, pinhão, hummm é uma delicia, a comida fica com um gosto muuito melhor.
    Ao inves do toldo vcs poderiam colocar um pergolado fica mais rustico na minha opnião.
    Mas vcs estão no caminho certo ficou tudo lindo...

    bjs, Jaque

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a ideia do fogão de lenha, uma pizza deve ficar uma delicia nesse forno. Acho que debaixo da pia, você poderia colocar o gabinete em madeira em vez da cortininha, não acho que ficará muito formal. E aquele espaço no canto da pia, poderia ser um paneleiro. Mas dar uma pesquisada na net, quem sabe ache algo mais interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Acho que prateleiras ali ficaria muito legal, porque teria espaço pra armazenagem sem fechar muito o ambiente. Fora que por baixo das prateleiras, pode instalar umas lâmpadas embutidas, que ficaria muito legal. Eu sou mega a favor da cortininha, colocava uma coisa bem colorida pra deixar o ambiente mais informal... adoro fogão a lenha... na casa dos meus pais tem, e sai cada coisa gostosa de lá...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sei exatamente o que vc está passando. Há alguns anos comecei a construir uma casa e tinha cada dúvida cruel! Infelizmente o engenheiro e a construtora que contratei não me ajudavam em nada. A opção que tive foi visitar casas à venda, fotografar, pegar fotos de imobiliárias na internet, etc. Prá piorar a situação, não consegui sacar meu FGTS para dar continuidade à construção, pq a construtora tinha problemas junto a Caixa Econômica. Conclusão: cansei de ficar por quase dois anos com a obra parada e coloquei à venda. Em 2010 consegui comprar uma casa pronta. É pequena, não é como eu queria mas é meu lar e é isso que importa. Olha, vou mandar umas fotos que guardei de espaço gourmet para seu e-mail ... espero que ajudem.
    bjs
    Sueli
    cantodasartes-sueli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bom o espaço gourmet. Em minha casa fizemos no terraço, temos o fogão, forno e churrasqueira, e usamos muitoooooo! Minha casa é construída em cima da casa da minha mãe, e ela adora cozinhar no fogão a lenha, faz cada delícia! Então ela montou uma cozinha completa, com fogão convencional(velho!) quando precisamos de só fazer algum acompanhamento para um churrasco e não vamos usar o a lenha, tem refrigerador e armários, com todos os utensílios que precisamos, aproveitamos os que tínhamos repetido nas nossas cozinhas e comprmaos mais alguns. O churrasco fica por conta do meu marido, temos o rolete elétrico, que facilita muito e o forno é sensacional, meu pai faz pizzas, minha mãe biscoitos e eu além de comer muito faço bolos e afins! Desculpe o comentário extenso, mas é pq adoro nosso espaço, vou te enviar algumas fotos, de repente pode te dar alguma idéia. Pode ter certeza reúne a família mesmo e vira uma comilança só!
    Abraços!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  8. Olá Sra. N!
    Que lugar gostoso, aconchegante, imagino as gostosuras que serão feitas aí! Quanta inspiração!! É, menina não há regime que não se abale!!
    Agora ali no cantinho, ao lado da churrasqueira ficaria show de bola, prateleiras ou uns nichos, bem rústicos, sabe?! E nichos estão tão em alta, né! Embaixo da pia colocaria um armário de madeira rústico. Cortininha, acho bonito... mas tenho medo de algum bicho fazer sua moradia, lá! Rsrsrsr Adoro casas em "L". A casa inteira fica arejada e integrada! Boa sorte na escolha! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Naquele vão, eu colocaria uma mini geladeira, tipo essa: http://i.s8.com.br/images/domutilities/cover/img6/21510606_4.jpg
    Acho e ficaria bem funcional. E bancada de granito para churrasqueiras eu adoro, vou fazer pra minha, depois com umas banquetinhas, fica show...os homens adoram espaços assim. Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Quando comprarmos uma casa
    quero que a área para churrasco
    seja assim, amei, amei!!!!!
    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, seu cantinho eh lindo, ja sou sua seguidora, passa no meu e se gostar me segue tbm, adoraria ter voce por la!

    Tem tutorial de make para o dia a dia assiste e se gostar clica em gostei pra mim por favor. bjo http://www.youtube.com/watch?v=rDaP1LbMMWU&feature=g-all-u&context=G276378cFAAAAAAAAEAA

    Aproveita e participa do sorteio!

    http://chiquemakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu acho que as prateleiras são ideias e embaixo da pia armário seria legal, mas só se fosse em um estilo mais "rústico" para não perder o ar de reduto campestre..

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra. Ene, gostei do seu blog, ainda mais quando ví estas fotos do fogão à lenha, garanto a vc que está ficando ótimo, vou acompanhar seu blog, pois quero saber o que vai sair de bom encíma deste fogão, rsrs.

      Abraços

      Almir Vieira
      www.fogaoalenhaeimaginacao.blogspot.com

      Excluir
  13. Oi Sra. N!!! Estou construíndo minha casa e meu marido quer um fogão a lenha...incrível né, e ele nem mesmo cozinha...bom, queria saber como ficou essa sua área de lazer, já está finalizada? Gostei da disposição da churrasqueira e do fogão a lenha, com o espaço que eu tenho terei que fazer parecido com esse seu!
    Bjsss
    Mel

    ResponderExcluir
  14. Vocês inspiraram eu e minha esposa. Estamos iniciando uma reforma em nosso recém adquirido Lar-Doce-Lar e decidimos fazer nossa churrasqueira igual a de vcs, com fogão a lenha e forno. Amamos a praticidade do conjunto! Se puderem nos auxiliar fornecendo as medidas, seria uma mão na roda.

    Parabéns e obrigado!!!

    Rogério Sidnei e Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério e Juliana,

      As medidas ficarei devendo por enquanto, pois a obra é no interior e estamos com ela parada por um tempo, então nem estamos indo ao local.

      Logo que consiga eu passo.

      Bjs

      Excluir